quarta-feira, 9 de maio de 2007

Nas entrelinhas da vida

Boa noite! :)

Pessoal, desculpa não postar antes mas eu tava em época de provas e tava difícil mesmo. Mas felizmente agora estou sem provas e tenho mais tempo. Talvez daqui a uns 2 dias eu poste de novo. E ontem eu ia postar mas não deu tempo. Mas então, hoje vim falar basicamente de mim mesmo e dos meus objetivos. Eu quase nunca falo de mim mesmo. Só quando conto como foi tal passeio ou tal viagem que eu fiz. Sabe, quando compartilho algumas experiências. Mas é raro eu dizer: estou triste por isso, ou estou muito feliz por causa daquilo. E hoje vim falar um pouco disso, um pouco sobre o Alex. Não vou falar muito de mim, e vou misturar algumas coisas enquanto falo, talvez nem tudo faça sentido, talvez nada faça sentido. Vou falar sobre algumas coisas que estou com vontade de falar, só isso.

Eu tenho 2 tipos de problemas. Aqueles problemas que eu na mesma hora comento com quase todos os meus amigos e aqueles problemas que eu não comento com ninguém. Tudo bem que geralmente esse "ninguém" se transforma em "1 pessoa", mas nem sempre. E às vezes se transforma em "duas ou três pessoas", mas é bem raro. Comum mesmo é eu esconder algum problema qualquer de todo mundo ou não esconder nada de quase ninguém. E esse "quase" se refere àquelas pessoas que nem estão se preocupando se eu to com algum problema ou não, claro.

Geralmente, se eu não to bem, alguém pergunta o que eu tenho e trata-se de um problema que não quero comentar com ninguém, ou eu lembro de algum outro problema real que eu tenho mas que é menos importante e conto pra pessoa que trata-se de tal problema ou então eu digo simplesmente que não quero falar sobre o assunto. Eu sou assim mesmo. Tem certas coisas que não me sinto bem falando do assunto com ninguém. Mas é raro ter algo assim que eu não queira falar pra ninguém. E ultimamente isso tem acontecido muito pouco. Na verdade, quase nunca. Eu sou uma pessoa feliz atualmente. Apesar de que isso não me impede de melhorar.

E nesse foco de melhorar, mudar, ser alguém melhor, a frase "Se você quer ter algo diferente você tem que fazer algo diferente." é bem verdadeira. Sem mudança não se chega a lugar nenhum. Mas apesar de tudo, pôr isso em prática é difícil. Eu gostaria de citar um exemplo que eu ouvi recentemente e adoro. É o exemplo do cowboy e do cavalo. Um suave sussurro de "Vamos querido" na orelha do cavalo não é nada apropriado para fazer o cavelo ir, ir adiante. O que é geralmente necessário? Vestir uma bota de cowboy com esporas, montar no cavalo e agarrar as rédeas enquanto chuta o tórax do pobre animal com as esporas, gritando para ele ir em frente! Por que nós esperamos que machuque até que nós estejamos sentindo dor (literal ou metafórica) para decidirmos fazer alguma coisa? Que tal fazer algo agora, algo que você deseja profundamente, antes que você sinta a dor? Eu tenho pensado nisso, e tenho agido.

Agora vou unir as duas coisas que falei numa só: nas últimas semanas, um problema apareceu na minha frente. Um daqueles problemas que não quero falar com ninguém sobre o assunto. Mas esse é especial. Nem é algo sério. No fundo, nem é problema. É só uma mudança que me foi imposta e que eu ainda to tendo que me acostumar com ela. E o motivo pelo qual não quero falar com ninguém sobre isso é o fato de ser algo muito pessoal. É uma luta pessoal, só minha mesmo, e por não se tratar de um real problema, não há com o que se preocupar. Sei que quase todos os meus amigos se preocupam quando digo que tenho qualquer tipo de problema. E eu também me preocupo com todos quando os mesmos tem algum problema. Mas isso é algo íntimo meu e que não quero comentar com ninguém sobre isso.

E eu não minto quando todos me perguntam "tudo bem?" e eu digo "sim, tudo :)". Na verdade, tá tudo bem sim. Eu to ótimo. E nem sei porque to falando isso nesse post se não se trata de algo sério. Acho que to falando porque preciso falar de mim. Mas então, tomar atitudes antes de sentir a dor tem sido meu lema nas últimas semanas. E eu to me superando nisso. E quero falar sobre "arriscar" mudanças nesse post, para que todos vocês também consigam se tornar alguém melhor da forma como estou tentando.

Então, que riscos vocês estão prontos para correr? Que caminhos vocês estão querendo explorar, pessoalmente ou profissionalmente? Que sucessos vocês estão desejando e esperando, e pensando e rezando por eles? Isso tem tudo a ver comigo atualmente. Edward DuBono (autor de "The Six Thinking Hats", "The Use of Lateral Thinking" e "Serious Creativity") diz: "Qualquer pessoa de sucesso preferiu agir a não agir. Em qualquer iniciativa ou busca por oportunidade há um elemento de risco." Na verdade, todos nós corremos riscos. Sair da cama e ir para o mundo diariamente é correr um risco. Dizer "sim" para algo, ou "não" para alguma outra coisa, qualquer dia da semana, pode ser arriscado. Pra mim, arriscar algo e fazer alguma mudança no meu dia-a-dia não é algo natural. Eu não reajo bem a mudanças de rotina muito significativas. Talvez para vocês essas coisas aconteçam muito naturalmente, não sei.

Às vezes é definitivamente sábio pensar duas vezes, e decidir "não", sobre correr certos riscos. Às vezes (talvez mais pra sim do que pra não) dicidir "não" causa uma longa vida de arrependimento, inspirando o uso de "deveria's e poderia's" pro resto da vida. Quem é que nunca ouviu a frase "Na dúvida, não faça."? Bom, pra mim essa frase é um perigo. Porque eu tenho o costume de nunca fazer algo que eu não fiz na primeira vez que tive a oportunidade. Só porque o meu primeiro "não"sempre influencia do 2º "não", e os 2 primeiros sempre pesam na decisão sobre o 3º.

Outra citação que me dá inspiração e coragem é: "Observe a tartaruga: aquela que somente faz algum progresso quando coloca todo seu pescoço pra fora.". Indecisão é uma decisão: a decisão de não fazer nada! Melhor cometer um erro com toda a sua força de vontade do que passar pela vida (vida profissional ou qualquer que seja) com a cabeça enfiada dentro de uma carapaça, andando na ponta dos pés para que os outros não notem que você existe, cuidadosamente se livrando de dar tudo de si por alguma atitude ou idéia, por medo de cometer o mais absurdo "erro".

E vamos dar uma olhada no conceito de "erro". Em algumas profissões, um grande erro pode custar vidas: é só perguntar para algum controlador de vôo (não no Brasil, lógico) ou algum cirurgião... A maioria de nós, entretanto, não está em profissões em que no nosso dia-a-dia mataria alguém. Então cometer um erro no trabalho, ocasionalmente, é aceitável. Mas antes de você começar a listar seus "erros" por aí, considere isso: dizem que Thomas Edison conduziu 10000 experimentos antes de produzir uma lâmbada elétrica com sucesso. Quando questionado "Como você se sente em relação aos seus 10000 erros antes de você ter acertado?", Edison declarou que aquilo foi um acerto de 10001 passos e não 10000 erros e 1 acerto.

Então, o negócio é: quer mudar algo? Faça algo diferente! Responda à inércia com ação. Enfim, o que quero dizer é que eu tenho passado por uma situação em que to precisando agir e mudar. E ter lido tudo isso que falei tem me ajudado. Espero que ajude outros. E também queria falar um pouco aqui sobre coisas que não costumo falar. Bom, fora isso, deixa eu ver... Ah, estou muitíssimo desapontado. Muito mesmo... Porque meu Flamengo perdeu hoje! LARME! E não vale dizer que ganhar o estadual é consolo. Porque não é! Enfim, o que mais eu posso dizer de útil? Ah, mudei a música que toca no meu mp3 aqui do blog. Agora é Never Again, da Kelly Clarkson. Adorei a música.

To indo já, mas antes de ir mesmo, divulgo-lhes uma foto minha no Beto Carrero World, onde eu fui no fim de semana passado com familiares, amigos e amigos de amigos. ^^ Essa foto eu tirei com meu irmão, Mateus, logo após entrarmos no parque. Foi um dia muito bom lá. Valeu muito a pena ter ido. Mesmo com tudo que aconteceu (na montanha-russa, no Acqua Show, uhhuhuahua).


A foto tá reduzida, mal dá pra ver a gente, então por favor, clique nela pra ampliá-la. ^^'

Bom, é isso. Boa noite a todos. Amanhã assistirei Homem-Aranha 3 e no próximo post eu comento o filme.

[]'s

3 comentários:

Anônimo disse...

Li todo seu comentário sobre você que, no final, foi bem pouco de vocÊ e muito mais sobre seu modus operandi, seu jeito de pensar/se portar em determinadas situaçõ, ponto.

Minha real vontade era deixar apenas, e somente apenas, uma "expressão facial" como resposta: =/

Talvez não faça sentido aos olhos alheios, mas talvez faça para você, autor do "me, myself and 'myway', mas não posso ter certeza. Todavia, faz sentido intransitivo para mim, e talvez não só aos olhos.

Provavelmente eu não deixei apenas a "expressão" como comentário por possíveis interpretações desagradáveis minhas para comigo mesmo. Também porque imagino o quão trabalhoso foi escrever tanto e acho que merece ler em resposta mais que uma simples "carinha". Ainda que a deixar dominando o post faria um bem maior a mim do que talhar essas linhas. Whatever...

=/

___________________________________

1 - Não era bem aquele número de testes que ele precisou até criar a lâmpada, mas o sentido que você empregou estava super de acordo.

2 - Como seu irmão está grande.

___________________________________

1, 2 ou 3.
___________________________________

=/

Abração!

Unknown disse...

VocÊ é uma das pessoas mais enrolonas que eu conheço. Bom, não achei tosco não... é bom falar sobre si, mesmo não se expressando tão claramente uhauhahu

Não sei ao que você tava se referindo, mas pela demora do meu comentário espero que seus problemas já tenham passado =)

Nossa, eu sou desligada, esqueci que tava escrevendo e fui fazer relatório e escutar a música que me passou =)

Bom, adorei ir no beto carrero com vc, mesmo vc brigando comigo... e ver homem aranha. Não tenho mais o que falar huauhahua

;***

Anônimo disse...

Oiii!!! eu jah tinha lido o post, mas li de novo para comentar agora....
Bom, hj entendi um pouco mais (acho) o que vc quis dizer, ou será que lendo duas vezes a gente entende melhor?? jajjaaj....então....muito sobre vc não falou neh?, mas tipo falou do que vc pensa e algumas coisas que estão acontecendo com vc (sem dizer quais) e o momento feliz que está passando =)
Sobre aquelas coisas que pensa, aquilo de agir na hora certa nas situações, eu penso que o melhor é agir neh? so que tem vezes que nós não percebemos a realidade da situação, achamos que é de um jeito sendo de outro e isso não nos ajuda a ver com claridade que temos que agir...então a pergunta é...cómo saber quando temos que agir e qual é o melhor jeito de fazê-lo para que as coisas funcionem como deveriam funcionar???
Isso é algo que ultimamente estou me perguntando, por coisas que tem acontecido e por ações que não tomei na hora que devia, mas que foi pelo fato de eu não conhecer o que poderia passar, e de fato passou, porque se eu tivesse sabido com certeza não ia deixar que acontecesse.
Bom...acho que meu comentário é tão ou mais "bagunzado" que seu posto jajaja....porque falei e acho que enrolei, mas espero que vc tenha entendido algo, e provavelmente saiba do que estou falando jajaja...
bom era isso...tb gostei do beto carrero, mas sei que poderia ter sido melhor (pelo falando do meu ánimo)...adorei os "pedalones" (barquinhos na agua)...os carrinhos "chocones" (aqueles que batem entre eles ajajja)...a montanha rusa (super mentiraaaaa!!!) e o aquashow!!!! mas acho que vc gostou mais dele do que eu...jajaja....
Beijo!!