sábado, 16 de fevereiro de 2008

Vencedores do Grammy

Herbie Hancock e seus 2 Grammys

Olá a todos! Depois de mais de uma semana sem ter o que postar, estou de volta aqui.

E vim falar do Grammy Awards, evento que eu comentei há algumas semanas atrás e que ocorreu no último dia 10, em Los Angeles, com transmissão ao vivo pela Sony aqui no Brasil. Bom, vim basicamente falar dos meus chutes, comparar com os verdadeiros vencedores e tal.

Não vou me alongar muito sobre o evento porque simplesmente eu não o assisti. =/ E pelo que parece, nunca vou assistí-lo.

Enfim, vou começar pelas 4 categorias principais: Album do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Artista Revelação. Começando pela Gravação do Ano. Os indicados eram:

# Irreplaceable
Beyoncé

# The Pretender
Foo Fighters

# Umbrella
Rihanna & Jay-Z

# What Goes Around…Comes Around
Justin Timberlake

# Rehab
Amy Winehouse

Quem venceu foi Rehab, da Amy Winehouse. Uma surpresa para mim. Como falei no post das previsões, não queria que ninguém ganhasse, e não queria mesmo, mas alguém tem que ganhar, e falei que achava que Umbrella venceria, e que até queria que isso ocorresse porque dos males era o menor. Bom, venceu justo quem eu menos queria que vencesse. Tanto que nem sequer citei essa indicada na minha previsão. Tá certo que o estilo de música da Amy tá legal, as músicas são interessantes, tem uma musicalidade, uma melodia e harmonia legais. Mas a Amy em si é uma vergonha. Realmente não me conformo com essa vitória dela.

Enfim, agora a categoria Album do Ano:

# Echoes, Silence, Patience & Grace
Foo Fighters

# These Days
Vince Gill

# River: The Joni Letters
Herbie Hancock

# Graduation
Kanye West

# Back To Black
Amy Winehouse

Essa categoria eu achei bem boa esse ano. Bons concorrentes. O album vencedor foi River: The Joni Letters, do Herbie Hancock. O mais interessante é que todos os 5 concorrentes ganharam nas suas categorias específicas. Back To Black ganhou o de melhor album pop, Graduation o de melhor album rap, o Harbie Hancock também ganhou como melhor album de jazz contemporâneo, These Days ganhou como melhor album country e o album do Foo Fighters ganhou o de melhor album rock. Previsível? Talvez. Mas na categoria geral, se sobressaiu Herbie Hancock, que já tinha ganhado 10 grammys, é uma lenda do jazz nos Estados Unidos. Porém, como falei daquela vez, ele nunca tinha ganhado numa categoria geral como essa, e importante também. Nenhum dos 5 indicados tinha. E foi a vez dele. Na minha previsão eu disse que torcia para ele ganhar, mas que achava mais provável que fosse para o Vince Gill. Que bom que errei!

Agora Canção do Ano:

# Before He Cheats
Compositores: Josh Kear & Chris Tompkins;
Artista: Carrie Underwood;

# Hey There Delilah
Compositor: Tom Higgenson;
Artista: Plain White T's

# Like A Star
Compositor: Corinne Bailey Rae
Artista: Corinne Bailey Rae

# Rehab
Compositor: Amy Winehouse
Artista: Amy Winehouse

# Umbrella
Compositores: Shawn Carter, Kuk Harrell, Terius "Dream" Nash & Christopher Stewart;
Artistas: Rihanna & Jay-Z

Novamente chutei que Umbrella ganharia, mas que torcia tanto para Hey There Delilah quanto para Like A Star. Bom, deu Rehab da Amy Winehouse de novo. Mas esse eu acho até mais justo do que anterior. Rehab é de fato uma bonita canção.

E pra terminar, Artista Revelação:

# Feist

# Ledisi

# Paramore

# Taylor Swift

# Amy Winehouse

Eu disse que a Amy podia ganhar nessa, e realmente era favorita, mas chutei que ia para a Feist. E acho que por pouco não foi, porque ela inclusive cantou no Grammy. Bom, quem ganhou foi aquela que cheira cocaína enquanto canta no palco, aquela que cantou bêbada no EMA ano passado e que cantou no Grammy sóbria, pelo que parecia, mas que mesmo assim me deixou enjoado. Estou falando novamente de Amy Winehouse. Bom, nessa categoria pelo menos é indiscutível que ela era favorita e não é surpresa ela vencer.

Bom, quanto às outras categorias, a Christina não ganhou em nenhuma, como era de certa forma esperado, e a Amy ganhou em mais outras duas, incluindo a categoria que concorria com a Christina. Foi a grande vencedora da noite, com 5 grammys, igualando o recorde de Lauryn Hill, Alicia Keys, Norah Jones e Beyoncé, sendo a artista feminina que mais ganhou grammys numa única edição do evento. Ela realmente merecia algum. Talvez 2. Não 5. E a Rihanna merecia mais de 1.

Então pessoal, era isso que eu vinha falar. Foi um Grammy marcado por boas apresentações, e poucas surpresas nos prêmios, excetuando talvez os 5 da Amy mesmo.

Ano que vem estarei novamente falando do Grammy! Então até lá!

3 comentários:

Ceci disse...

Que pena que ganhou quem vc não queria que ganhasse...

Mas eu não entendo...qual é o jeito de escolher que eles tem...quem fala quem ganha?...porque eu vi noticias sobre aquela Amy e mesmo sabendo que não se deve discriminar, indiretamente eles estão aceitando que as pessoas tenham esse comportamento neh?

Fica como "exemplo"...sei lá...como cantora eu não sei, porque nem escuto as músicas dela, deve ser muito boa.

Beijo!!

Unknown disse...

Pôoo não acertou nenhum! que ruinzinho!!!
auhauhauhuhauh to brincando

Ah, a christina não ganhou nd =/ mas deixa que no próximo ela ganha de melhor mãe do ano ahuuhauhahu
Falando nisso, quero ver mais fotos daquele bebe fofo de brinquedo =p
;*****

Anônimo disse...

Foi pífio.
Pífio, pífio.

Além de ter sido um grammy desinteressante no que tange as performances, achei que a premiação em si também foi fraquíssima.

Juro que pro ano que vem quero levar aquela idéia pra frente de estudarmos toda a listagem dos pré-indicados e dos indicados. Vamos montar nossos dados para comparar com os do Grammy XD

P.S.: Verdade que ela foi bêbada ao EMA?