
Bom, comigo as coisas estão estáveis. Apesar de tudo, estáveis. E hoje tenho uma notícia boa.
Desde que entrei na faculdade, em agosto de 2005, nunca havia acontecido de eu tirar, numa prova de avaliação, a nota 10. E hoje recebi a nota da primeira prova desse semestre... E pra minha surpresa (porque eu não esperava mesmo), tirei 10.
Quando eu era calouro, alguns amigos meus conseguiram nota 10 ou quase isso em matérias fáceis, mas eu ficava com no máximo 8.0. E não era por falta de capacidade. Talvez fosse por não estar adaptado ao clima da faculdade. Acho até hoje que entrei cedo demais na faculdade. Mas enfim, no meu primeiro semestre não cheguei nem perto de um 10, por nunca estudar o que deveria. Foi um grande erro não estudar o que eu deveria.
O negócio é que quando eu tava no colégio, eu nunca estudava para as provas. Eu nem deveria ter passado no vestibular na primeira tentativa. Todo mundo diz que passar no vestibular é muito difícil. Para mim foi mais fácil do que passar de ano na 6ª série. E eu acho que injustamente, já que eu não estudei o que deveria pro vestibular. De qualquer maneira, não estudar para as provas nunca era um problema. O conteúdo era fácil e bastava prestar atenção nas aulas. E como eu era muito tímido, prestar atenção nas aulas também era muito fácil já que eu não tinha mais o que fazer dentro da sala exceto isso.
Mas na faculdade, ao menos nessa faculdade, e ao menos nesse curso, ir para uma prova sem estudar é um erro, mesmo tendo prestado atenção em todas as aulas. E eu demorei alguns meses para perceber isso. Precisei tirar 2.5 na primeira prova de Álgebra Linear e Geometria Analítica, 3.0 na primeira de Introdução à Computação, 4.5 na primeira de Fundamentos Matemáticas da Informática e em Cálculo A nem lembro, mas não foi boa também.
E isso resultou em uma reprovação. Mas enfim, veio em seguida o segundo semestre, e com ele novamente novas oportunidades. Em inglês tirei 9.5. Perto porém achei justo 9.5. E... Bom, preciso entrar no meu histórico escolar porque nem lembro mais quais matérias tive. Só um minuto...
Pronto... Demorou mais do que um minuto porque minha net tá lenta hoje. Então, tive algumas outras provas no segundo semestre mas nenhuma cheguei sequer perto de um 10. Cálculo B acabei inclusive reprovando. Eu estudei mais, já sabia como seriam as coisas. A primeira prova de Cálculo B eu tirei 6.8. Mas ainda havia um fator que eu não consegui evoluir desde o colégio e mantive no segundo semestre: a falta de capacidade de me dedicar a uma matéria muito difícil e muito chata ao mesmo tempo. Acabei tirando 4 na segunda prova e 4 novamente na terceira e aí reprovei.
No terceiro semestre as chances realmente apareceram. Se Cálculo B não fosse tão chato, eu teria tirado 10 na 1ª prova, aquela que tinha tirado 6.8 no semestre anterior. Mas tirei 8.8. Se o professor de Análise Numérica I não tivesse colocado o assunto de 2 provas numa só em vez de fazer 2 provas, eu teria tirado 10 numa dessas duas e 6 na outra, mas ele colocou tudo junto e eu tirei 8. E se eu tivesse mais sorte eu teria tirado 10 na 2ª ou na 3ª prova (não lembro) de Estruturas de Dados, mas tirei 9.8 ou 9.7 (não lembro mesmo). E além disso, ainda reprovei em Eletrônica Geral, porque realmente tava difícil arranjar dedicação quando aparecia uma matéria muito difícil e muito chata.
E no quarto semestre também tive chances. Fiz de novo Eletrônica Geral e tirei 9 (que eu me lembre) na primeira prova. Na segunda tirei 9.3 acho. Bom, acho que eu merecia 10 nas duas, mas aquele professor tem uma característica marcante que é a de fazer o possível e o impossível pra nenhuma aluno tirar 10. Ele sempre consegue colocar uma questão ou um simples item que você não estudou. E por mais que você estude, não dá para tirar 10. Eu fiz todos os exercícios das listas de exercícicios, li o livro texto da disciplina e fiz os exercícios dele. E mesmo assim, o máximo foi 9.3.
Outra chance foi na primeira prova de Teoria dos Grafos. Mas a falta de atenção traiçoeira me fez tirar apenas 7.0. E a última chance do semestre foi na 3ª e última prova de Cálculo III. Eu estudei, a matéria não era a mais difícil e o professor ainda dava a vantagem de fazer uma prova com 6 questões valendo 2 pontos cada uma e só corrigir as 5 que você mais acertar. Mas eu tirei 9.8 uhauhahuhuahua. A maior nota que eu já havia conseguido tirar. Ah, lembrei, tirei 9,75 em Estruturas de Dados no 3º semestre... E isso fazia esse 9.8 maior de todas. Bom, mesmo assim ficou aquela vontadezinha de um 10 né.
E aí agora começou o 5º semestre. E chegou a primeira prova. Por acaso, a de Probabilidade. A matéria era fácil. E não era nada chata. Eu até acho interessante. Aliás, se não fosse Linguagens Formais e Compiladores, seria a matéria mais interessante pra mim nesse semestre. E essas duas alinhadas me possibilitaram finalmente tirar meu primeiro 10 em provas na faculdade. Recebi alguns 10 em trabalhos, mas nunca em provas. E na verdade eu deveria tirar mais do que 10. O professor é bondoso e fez uma prova valendo 11.5. Então você poderia errar 1.5 que mesmo assim tiraria 10. Se você acertasse mais de 10 pontos, você simplesmente perdia os pontos à mais e ficava com 10. E eu acertei todos os 11.5 uauhauhhuauhauha :-).
Esse semestre começou bem. Aliás, to adorando ele até agora. uhahuahuahuauh Não só por isso, lógico. As matérias não são tão chatas, os professores das matérias que eu to frequentando são bons e o assunto tratado em todas não é algo cansativo ou chato. No máximo, Cálculo Lambda (da disciplina de Programação Funcional) e esses circuitos integrados da disciplina de Sistemas Digitais. Só que Cálculo Lambda era o começo da matéria e agora já chegou a parte mais interessante. E Sistemas Digitais nem é tão chato assim. Para quem já fez Eletrônica Geral com um professor sem a menor didática e DUAS VEZES, realmente não é tão chato assim.
Enfim, era isso que eu tinha para comentar hoje.
Tenham uma ótima noite.
Até a proxima!
2 comentários:
P A R A B E N S!!!!
Sempre tem uma primeira vez!!!
Fiquei muito feliz quando me contou sobre a sua nota!!! 11,5 nossa nunca tirei mais nota da necessária jajaja...
Sobre o que você falou de achar que entrou muito cedo na universidade, deixa te falar que no Perú a idade normal para entrar na universidade é 16, 17 ou 18 anos(mas 16 ou 17 é a maioria, tanto que eu entrei com 17)...porque é a idade que se acaba o colegio...tem universidades que pegam os alunos dos primeiros lugares em notas e eles entram sem fazer vestibular ou tb fazem uma prova tipo vestibular no colegio e esses alunos não precisam fazer prova de novo!!...
Na minha época (a cecilia está tão velinha que tem cabelo branco jajaja)...não tinha essas coisas de primeiros lugares, nem prova no colegio...eu fiz vestibular na universidade mesmo!!...fiz duas vezes, a primeira não estudei NADA e não passei (sniff)...a segunda fiz cursinho e passei!!! e minha nota foi muito boa...eeeeee (mas meu irmão até agora fala que ele passou de primeira, claro ele só tentou a vez do cursinho neh!!!)
E eu sonhava com terminar a faculdade com 22 anos...mas por uma ou outra coisa não deu...e agora eu vou terminar com alguns aninhos a mais jajaja, então eu não acho que você tenha entrado muito cedo não...aliás eu já pensava que no Brasil todo mundo entrava tarde jajajaja...
E você fez toda uma lembrança das suas fases neh?? como pode lembrar tantas provas de tantas materias, bom sendo eu que pergunta está entendido neh?...eu não lembro quase nada (só para não dizer nada mesmo!)
Mas teve muitas vezes que quase quase foi 10!!...sei que não é igual e que aquele gostinho do 10, principalmente quando se estudou muito é super bom!...por isso espero seja o primeiro de muitos, e muitos mais...(sem exagero tb!)
Boa noite...até amanhã??...não até quarta jajaja....beijos.
Tarda, mas não falha, não falha.
Ainda mais porque você fez por onde ;)
Não raro foram as noites que acompanhei um pouco do seu suplício de estudos, aquela rotina, aquela responsabilidade.
É a recompensa do duro trabalho que ser universitário dedicado representa, hehehehe
Várias vezes a gente bate na trave. Pensamos, então, mil coisa por segundo, até como seria se pudéssemos mudar o passado. E nem seria algo que mudasse o curso da história. Seríamos modesto a ponto de ter trocado a resposta A pela resposta B ou congêneres, heueheueheu
Mas aí está. Meus parabéns. You trully deserve. E logo virão outros mais, muitos mais ;)
Postar um comentário