
Estou postando hoje para tratar de algo que me encoleriza. Talvez alguns de vocês não entendam a neurastenia que esses hieróglifos me causam ou até mesmo achem engraçada a minha insciência. Acontece que esses símbolos hieroglíficos transformam a leitura de um livro numa verdadeira jornada épica às tumbas remotas de algum reino que já sucumbiu e essa afirmação nenhum de vocês, meus caros, pode negar. E eu estou enfastiado dessa pictografia tosca.
E eu precisava partilhar esse meu afeto com indivíduos tão eruditos como vocês, amigos. E aguardo desde já a análise de todos a respeito desse meu testemunho. Sabem todos que suas críticas são em todo o tempo muito queridas por mim e isso não irá mudar nunca. Eu não estou aqui para fazer um solilóquio e nunca estive.
Bom, para introduzi-los ao contexto, mostro-lhes uma expressão nesse idioma lúgubre:
E agora? Alguma criatura se dispõe a verter o texto acima para o português legível, claro e compreensível? Eu consegui depois de vasculhar quase vinte páginas do resultado da minha busca no Google, depois de ligar para especialistas mundialmente famosos no estudo dos hieróglifos, depois de raspar a cabeça e de fazer uma oblação sublime ao sumo Deus Apollo (está bem, está bem, já estou avultando demais também ^^).
De qualquer maneira, eu estava estudando Análise Numérica I e fui obrigado a parar para compartilhar esse meu desafeto com alguém! Ninguém é digno de ter que assimilar isto para poder se formar em Ciências da Computação, não querendo desmerecer os dementes, é lógico. Então, a questão é: Há a necessidade de utilizar esse idioma como linguagem universal em todos os livros matemáticos? É tão difícil assim escrever em português compreensível?
Até mais, amigos.
---
hi.e.ró.gli.fo
s. m. 1. Cada um dos sinais da escrita pictográfica dos antigos egípcios e de outros povos, como os maias. 2. Letra ilegível. 3. Qualquer sinal ou caráter cujo sentido não é óbvio.
3 comentários:
Além dos hieroglíficos que anda aprendendo por aí anda usando umas palavras muito rebuscadas pro meu gosto hauhauhauh isso é má influência da matemática em um pobre ser, hein Machado?
Por isso que te digo... quem mandou se meter na matemática? e por isso você me diz que apesar de tudo você gosta e depois nem será necessário. E eu te digo novamente: Junte-se a mim, faça letras, muito mais provável não ter que aprender hieroglíficos =)
Poxa, e eu bem "entendida" perguntei quanto que deu aquela expressão ali, como eu ia imaginar? Mas tudo bem, agora eu já sei, apesar dos pesares...
Realmente... post curto hoje =p
;*
Bom, sobre esses hieróglifos (que daqui em diante vamos chamar de "seres") que você fala, eu entendo muiiiiito bem!!! quer dizer, entendo sua neurastenia ajajajaa...porque eu ja pensei (e até agora penso) que a vida pode ser mais fácil do que aqueles matemáticos, cientistas e demais estudosos de todos os temas querem nos mostrar, e pior ainda, querem que nós estudemos e que fique na nossa cabeça, cosa que não dá não, me desculpem senhores sabios mas a gente aqui é normal, nada contra seus estudos e, com certeza, nada a favor!!!...mas será possivel que uma pessoa de há muitos anos até agora faça a vida dificil para inocentes estudantes que só querem ser algo na vida???...Bendito seja sr. Google, que nos ajuda nesses momentos de ignorancia extrema ou, pelo menos tenta e fica muito perto...quase sempre.
E falando em outra coisa, mas sem desviar do tópico, como você sabe, eu também estou sofrendo com cálculo III para computadores, que de computadores até agora não vi nada!!!! só vi integrais, derivadas, séries, e outras coisas que não lembro, e agora estou vendo algo que nem sei explicar e que também tem aqueles "seres"(porque sendo cálculo, tão perto à matemática, não pode escapar deles neh??) e sabe uma coisa, acho que os professores gostam muito de colocar esses "seres" só para dar a impressão que eles sabem muito...e o aluno não sabe nada de nada!!...e bom, vamos combinar que eles estão bem certos neh?? jajajajaja...na verdade as vezes até tira a vontade de estudar isso de tentar entender o que está escrito para depois tentar entender (de novo) mas dessa vez...a matéria!!!!!! bom, acho que desabafei!! obrigada alex!! jajaja, ah! e sobre aquela expressão, eu sei sim o que é, não porque eu saiba muito (pois continuo sendo aluna que não sabe jejeje) mas sim porque eu já fiz isso antes, então é assim:
módulo do determinante de A é igual ao valor absoluto do determinante de A dividido pelo produtorio (entendasse produtório como somatório mas com produto jejejeje) de 1 até n de alfa i, e tudo isso muito menor que 1.
E embaixo, alfa i é igual à raiz quadrada do somatório de 1 até n de aij ao quadrado (aij sendo os elementos de uma matriz) para todo i que pertence ao conjunto 1 até n......
E é isso em portugués, acho!! jejeje...agora, não sei se as palavras ajudaram em algo o mínimo entendimento da expressão.
Pelo menos tentei =)...un beijo...e boa sorte para os dois!!!(para você e para mim) jejeje
Perdão, mas me usarei da explicação da sua amiga: "módulo do determinante de A é igual ao valor absoluto do determinante de A dividido pelo produtorio (entendasse produtório como somatório mas com produto jejejeje) de 1 até n de alfa i, e tudo isso muito menor que 1.
E embaixo, alfa i é igual à raiz quadrada do somatório de 1 até n de aij ao quadrado (aij sendo os elementos de uma matriz) para todo i que pertence ao conjunto 1 até n......"
Ahn... o que comentar?!
Ainda que em linhas claras, contínuo precisando de mais ajuda do bom e velho português nesse emblemático problema (problema MESMO) matemático, ou sej,a agora preciso de uma cartilha para tentar resolvê-lo, entendê-lo ou mesmo saber a utilidade dele!
¬¬'
Gostei muito do seu intenso uso de palavras menos usuais, de forma que para os fãs da matemática, deve ter ecoado tão injusto e absurdo quanto aqueles símbolos alienígenas.
E sim, exatas em geral tiram nosso sono, mas dão um baita sono (propositadamente nesses termos).
Abraço
Postar um comentário