terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

49th Grammy Awards

Olá pessoal. To vindo nessa terça-feira, depois de passar 3 dias e meio estudando Eletrônica Geral sem parar, para falar de um evento que eu não poderia deixar de falar. Quem me conhece de 2004 pra cá, certamente já deve ter lido ou ouvido eu falar do Grammy Awards. É considerado o Oscar da música e eu sou fã da premiação. Adoro assistir eventos de premiação, acho que muita gente deve saber disso, mas esse pra mim é o principal, é especial. Porque é a principal premiação da música, e música é uma área que eu me interesso muito.

Bom, o Grammy será transmitido dia 11 de fevereiro pela Sony Entertainment Television às 23:00 (de acordo com o próprio canal). Abaixo eu tenho uma notícia que vi no Terra sobre o evento:

A colombiana Shakira confirmou participação na festa do Grammy, marcada para o próximo domingo. A estrela pop cantará Hips Don't Lie ao lado de Wyclef Jean.

Além dela, o trio formado por Chris Brown, Lionel Richie e Smokey Robinson fará um tributo aos homens que cantam R&B. O gênero country-rock também será homenageado por Carrie Underwood e Rascal Flatts.

A lista das apresentações da festa inclui ainda Beyoncé, Dixie Chicks, Gnarls Barkley, Red Hot Chili Peppers, Christina Aguilera, Mary J. Blige, Ludacris, Justin Timberlake e um trio formado por John Mayer, John Legend e Corinne Bailey Rae.

E o ponto alto da noite - pelo menos no sentido histórico - será a abertura da premiação, quando o The Police subirá ao palco com sua formação original para apresentar Roxanne.
Essa notícia mostra bem quais serão as apresentações agendadas pro evento. Quase todas eu adorei, com destaque para algumas e menos para outras. Acho que serão ótimas apresentações. Os artistas sempre preparam apresentações ótimas para o Grammy (apesar de que as do VMA costumam ser melhores visualmente). Além dessas apresentações, o Grammy entregará durante a cerimônia os principais prêmios. Vo passar aqui os indicados às categorias que eu aguardo mais ansiosamente para saber quem ganhará. E vou deixar em negrito aqueles que eu acho que ganharão e em itálico aqueles que têm a segunda maior chance de ganhar. Vo fazer isso para deixar gravado quais eram meus chutes e depois ver se eu consegui acertar muitos ou poucos. Não duvido que eu não acerte nenhum.

Gravação Do Ano
(Competem aqui o(a) artista, produtores e outros responsáveis pela produção de alguma música.)

* Be Without You
Mary J. Blige
Faixa do album: The Breakthrough

* You're Beautiful
James Blunt
Faixa do album: Back To Bedlam

* Not Ready To Make Nice
Dixie Chicks
Faixa do album: Taking The Long Way

* Crazy
Gnarls Barkley
Faixa do album: St. Elsewhere

* Put Your Records On
Corinne Bailey Rae
Faixa do album: Corinne Bailey Rae

Album Do Ano
(Competem aqui o(a) artista, produtores e outros responsáveis pela produção do album.)

* Taking The Long Way
Dixie Chicks

* St. Elsewhere
Gnarls Barkley

* Continuum
John Mayer

* Stadium Arcadium
Red Hot Chili Peppers

* FutureSex/LoveSounds
Justin Timberlake

Canção Do Ano
(Competem aqui os compositores da música.)

* Be Without You
Johnta Austin, Mary J. Blige, Bryan-Michael Cox & Jason Perry
Faixa do album: The Breakthrough

* Jesus, Take The Wheel
Brett James, Hillary Lindsey & Gordie Sampson
Faixa do album: Some Hearts

* Not Ready To Make Nice
Martie Maguire, Natalie Maines, Emily Robison & Dan Wilson
Faixa do album: Taking The Long Way

* Put Your Records On
John Beck, Steve Chrisanthou & Corinne Bailey Rae
Faixa do album: Corinne Bailey Rae

* You're Beautiful
James Blunt, Amanda Ghost & Sacha Skarbek
Faixa do album: Back To Bedlam

Artista Revelação
(Competem aqui novos artistas que lançaram durante o ano a primeira gravação que tenha estabelecido a identidade pública daquele artista.)

* James Blunt

* Chris Brown

* Imogen Heap

* Corinne Bailey Rae

* Carrie Underwood

Melhor Performance Pop Vocal Feminina
(Competem aqui performances pop vocais de artistas solo.)

* Ain't No Other Man
Christina Aguilera
Faixa do album: Back To Basics

* Unwritten
Natasha Bedingfield
Faixa do album: Unwritten

* You Can Close Your Eyes
Sheryl Crow
Faixa do album: Sheryl Crow Artist's Choice Deluxe Edition

* Stupid Girls
Pink
Faixa do album: I'm Not Dead

* Black Horse And The Cherry Tree
KT Tunstall

Melhor Performance Pop Vocal Masculina
(Competem aqui performances pop vocais de artistas solo.)

* You're Beautiful
James Blunt
Faixa do album: Back To Bedlam

* Save Room
John Legend
Faixa do album: Once Again

* Waiting On The World To Change
John Mayer
Faixa do album: Continuum

* Jenny Wren
Paul McCartney
Faixa do album: Chaos And Creation In The Backyard

* Bad Day
Daniel Powter
Faixa do album: Daniel Powter

Melhor Colaboração Pop Com Vocais
(Competem aqui performances pop vocais de colaborações entre artistas que não costumam atuar juntos.)

* For Once In My Life
Tony Bennett & Stevie Wonder
Faixa do album: Duets: An American Classic

* One
Mary J. Blige & U2
Faixa do album: The Breakthrough

* Always On Your Side
Sheryl Crow & Sting
Faixa do album: Wildflower

* Promiscuous
Nelly Furtado & Timbaland
Faixa do album: Loose

* Hips Don't Lie
Shakira & Wyclef Jean
Faixa do album: Oral Fixation Vol. 2

Melhor Album Pop Vocal

* Back To Basics
Christina Aguilera

* Back To Bedlam
James Blunt

* The River In Reverse
Elvis Costello & Allen Toussaint

* Continuum
John Mayer

* FutureSex/LoveSounds
Justin Timberlake

Será mesmo que eu vou acertar algum? Olha, só digo que se eu errar todos, o Grammy terá sido uma grande surpresa, e não só pra mim. Acho que Gnarls Barkley e James Blunt serão os grandes vencedores da noite. E torçam para a Christina Aguilera levar algum! Bom, para quem não gosta do Grammy, sinto muito ter feito você ler todo esse post. Eu posto nesse blog tudo que me interessa... E entendo perfeitamente que nem tudo que me interessa, interessa a você também.

É isso por enquanto. Segunda que vem eu posto os vencedores dessas categorias.
Abraços.


--


"Uma grande alma não tem simplesmente nada a ver com a coerência. Será tão ruim, assim, ser mal compreendido? Pitágoras foi mal compreendido, como Sócrates e Jesus e Lutero e Copérnico e Galileu e Newton e todo espírito puro e sábio que jamais tomou forma humana. Ser grande é ser mal compreendido."
"Um homem que nunca muda de opinião, em vez de demonstrar a qualidade da sua opinião demonstra a pouca qualidade da sua mente."

"À beira de um precipício só há uma maneira de andar para a frente: é dar um passo atrás."

"Não há maior prova de ignorância do que acreditar que o inexplicável é impossível."

"O primeiro dever da inteligência é desconfiar dela mesma."

3 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade, eu não sou muito afim da música, como vc já deve ter percebido, quer dizer, eu gosto, mas não sou fã para ficar ouvindo um monte de tempo, eu posso viver sem ela e acho que você isso não consegue!!....e eu gosto (ou gostava) muito da Shakira, só que agora já não é igual, gostei dela muito quando tinha o cabelo preto ou até vermelho, dai quando ficou loira ela mudou um pouquinho, não sei como explicar, nem sei se você também viu aquela mudança toda que ela fez...isso me deixou chateada como fã sabe? porque eu era sim!!...eu fui a dois shows dela e cantei com ela e tudo, mas dai não foi mais o msm...de qualquer jeito, eu gosto dela como artista...e bom era isso....um depoimento sobre a Shakira jajaja....espero que suas preferencias estejam certas e que Christina posso ganhar prêmio tb!!!...só para vc ficar feliz ta??? jajajja...

Anônimo disse...

Só digo uma coisa: tá chegandooooo!
Menos de 2 hrs =)

Depois eu leio o resto do post, pq admito que to com preguiça nesse momento, não briga comigo. Eu prometo!

Só espero aguentar ver tudo, ou pelo menos a melhor parte =p e torcendo pela christina, é claro \o/

Acho que eu disse mais de uma coisa.
;*

Anônimo disse...

Cabei de chegar e vou me por a comentar.

Devo dizer antes que não li nada sobre como foi a apresentação até o presente momento e acabo de ligar minha tv - Carrie levando a estaueta de algo que não pude ouvir :P.

Acredito que o Grammy é uma festa inequiparável. Um glammour, um misticismo, um poder peculiar (o que não quer dizer grande ou irrisório)... Um algo que apenas se vê no Grammy.

Para ser sincero, prefiro o Grammy ao Oscar, mesmo considerando o último um pouco mais justo (excetuando-se o fato de que acho muito "saudosista" - leia-se que deixam de premiar gente nova simplesmente por ser nova, provendo-lhe premios em momentos posteriores).

As performances do Grammy costumam ser simples (não pobres) visualmente falando, entretanto, ricas na essência do artista. E isso não tira o brilho daqueles que por vezes tem suas habilidades vocais ofuscadas por outros talentos (como a performance da Madonna, na premiação de 2006). Possuem um quê de íntegro e único.

O Grammy também é palco da boa música americana (mesmo essa ficando com parcela menor da atenção do que a ala POP), o que devo dizer, chega a ser meio sacal :P
O correspondente deles a nossa MPB também sofre de um "sacalismo a nível internacional" bastante grande ^^"
Mas devo dizer que possui um charme, pequeno, mas possui. Hahhaha, o que não me impede de dizer que fazem um bom som sim.

Ao longo dos últimos 6 ou 7 anos (tempo que passei a ser mais ligado a música), tenho visto que o Grammy acaba vitimando seus telespctadores com um marketing forte. Não acontece em larga escala, mas muitas vezes fiquei com a sensação (e alguns críticos também) que certos prêmios são atribuídos como tentativa de "resgate" de prestígio e não para atestar um trabalho bem feito. Creio que algumas vezes eles julgam mais o nome do que o trabalho, o que pode julgo ser um erro.

Acho que já vi de tudo um pouco no Grammy. Essas tentativas desesperadas de salvar o nome de um trabalho medíocre de um artista de peso (minha aposta caso a Beyoncé leve ou tenha levado alguma estatueta nessa edição), surpresas realmente incrédulas, repercussão e visibilidade maior a alguns injustiçados que a alguns premiados e, claro, em boa parte das ocasiões, em sua maioria, o atestado de um trabalho bem feito.

Pára tudo! Aguilera cantando!
Redijo novamente em alguns minutos :P

Uau!
Uau!
Uow!

Apresentação perfeita, uma das melhores que vi da Aguilera. Melhor ainda por não ter sido Candyman:P

Em síntese, foi um bom lembrete ao mundo que ela é a melhor cantora da atualidade e que isso não se deve duvidar.

Voltando ao Grammy por Grammy, é um local de muita criatividade, de muito esmero, de muita unicidade. Tudo isso com aqueles rostos que nos acompanham por toda uma vida, acrescido sempre de uma ou outra novidade. E acho que o ciclo de vida de um cantor é maior que o de um ator, o que torna o Grammy algo mais "família", para mim, claro.

Aah, devo acrescentar também que o Grammy não é tomado pela vingança. Digo isso pelo efeito American Idol, que destronou o Grammy como grande espetáculo da música (a diferença de audiência é gritante, mas tudo bem, qualquer comparação, de qualquer programa de televisão com AI é injusta). Acho muito legal presenciar os prêmios atribuídos àqueles provindos do American Idol nas mais diferentes categorias. Principalmente pelo fato que é do programa em questão que estão surgindo bons nomes da música americana. Ao menos há uma certeza de um bom e forte nome por ano:P

No mais, agora é assistir, torcer, vibrar, se decepcionar, pensar...