quarta-feira, 18 de abril de 2007

Diário de Bordo - Porto Alegre, tchê!

Boa noite a todos! :)

Estão todos bem? Espero que sim! Primeiramente, peço desculpas por não ter postado antes. Voltei de viagem domingo, cansado, e decidi postar só na segunda. Mas segunda saí o dia todo e cheguei cansado também. Ontem fui postar e aí acabou faltando luz aqui em casa e depois fiquei sem internet. Então estou postando hoje.

Quero, além de dizer como estou, contar como foi toda a minha viagem a Porto Alegre, "a capital dos Gaúchos". Fui na noite de quarta para quinta, passei lá 3 dias e voltei na noite de sábado para domingo. A ida e a volta foram horríveis. Odeio dormir em ônibus. Durmo muito mal. Mas vou focar meu relato nos 3 dias que fiquei lá. Bom, para começar, dados informativos sobre Porto Alegre:

Área: 496,827 km²
População: 1.440.939 hab. est. 2006
Densidade: 2.905,3 hab./km²
Altitude: 10 metros
Clima: subtropical Cfa
Fuso horário: UTC -3

Comparando com Floripa, até que é uma cidade bem parecida. Apenas População e Densidade diferem significativamente daqui. A população de Porto Alegre é 3,5 vezes maior que a daqui, e isso reflete na densidade, claro.

Bom, chegamos em Porto Alegre às 7 da manhã. Não podíamos entrar no hotel porque a estadia começava meio dia, então ficamos vagando pelo bairro até dar 9 horas, quando iriamos pro evento - cujo eu chamei de Feira Internacional de Software Livre mas na verdade é Fórum Internacional do Software Livre. Nesse tempo de 2 horas fomos tomar café da manhã. E na minha opinião esse foi um dos piores momentos de toda a viagem. Saímos à procura de uma padaria, mas estávamos no subúrbio da cidade, numa região com quase nenhum lugar para comer, pelo menos às 7 ou 8 da manhã. E no fundo, o nosso café da manhã teria sido melhor se tivéssemos encontrado menos lugares ainda pra comer, né? Porque a qualidade dos estabelecimentos simplesmente chocou.

Teve um inclusive que a gente entrou, olhou o balcão onde ficavam os alimentos, e ficamos com vontade de na mesma hora virar de costas e sair mais rápido do que entramos. Porque ninguém tem tanta fome assim também. E a gente tava com dificuldade para encontrar lugar. E de repente começou a chover muito! Aí depois de vagar algumas ruas, achamos um estabelecimento aceitável. Um daqueles que se fosse aqui em Floripa eu nem entraria. Mas naquela cidade, naquele momento, naquela situação, acho que era o melhor do bairro. Todo mundo comeu lá, menos eu, que comprei um chips e um guaraná em outro, já que produto industrializado não tem perigo de matar você por intoxicação. ^^

Depois de comermos, fomos pro FISL finalmente. Na verdade, vou deixar os comentários sobre o Fórum para outro post. Porque acho que é um assunto à parte. Mas, só pra não dizer que não falei nada, foi um evento muito produtivo, muito interessante, bastante esclarecedor. E deu para se divertir bastante, claro. Bom, assistimos algumas palestras e depois fomos almoçar. Outro problema: tudo era ABSURDAMENTE CARO. Eu cheguei a perguntar para a Cecilia se eles não tinham vergonha de cobrar tanto por tão pouco. No fim, depois de pensarmos muito, e depois de nos dizerem que a única coisa que decidimos comer não estava mais sendo servida, compramos um sanduíche minúsculo de pão, queijo e carne: por R$ 6,90.

Ok, ok, não vamos nos desesperar. O mundo ainda não acabou. Depois de mais palestras, eu e a Cecilia saímos de lá e descobrimos uma churrascaria ali perto, bastante interessante, com buffet por R$ 12,90. E decidimos que no segundo dia comeríamos ali. Voltamos então pro evento e mais tarde voltamos pro hotel. Ou melhor, fomos definitivamente pro hotel. Mas quando chegamos, logo saímos para jantar, porque já era quase 11 da noite. E fomos numa churrascaria (só tem isso em Porto Alegre será?) meio meia boca, mas que serviu para matar a fome. Não era grande coisa mas era barata pelo menos. Pagamos menos pelo jantar do que pagamos por aquele sanduíche minúsculo.

No fim, foi um dia de ruim alimentação. Mas, ok, ok, não vamos nos desesperar. Mesmo porque, as coisas poderiam ser diferentes no segundo dia. E foram. O café da manhã do hotel não é o melhor que já comi, mas acho que também não é o pior. E mesmo se fosse, ainda seria bom já que adoro café da manhã de hotel. Já o evento foi tipo o 1º dia, e o almoço foi na tal churrascaria. Adorei, muito bom lá! E depois quando voltamos pro hotel, novamente depois das 10 da noite, pedimos 20 esfihas pro Habib's e comemos no hotel mesmo, conversando e assistindo King Kong no Telecine. Foi um dia ótimo. Tirando o fato de o Eduardo ter derrubado - sem querer - no chão a câmera carinha do chefe dele... E, bom, ela ter depois parado de funcionar. Mas nada que não se resolva depois.

E depois veio o terceiro dia. Novamente café da manhã no hotel e mais algumas palestras e passeios pelos estandes no evento. Nesse dia que minha gripe, que já tava dando oi desde quando saí de Floripa, ficou mais forte e começou a incomodar. Depois lanchamos no Mr. Pretzels lá no Fórum e fomos passear pela cidade, para aproveitar alguma coisa, né? Pegamos um ônibus que nos levou até o centro. Lá conhecemos o Mercado Público, várias ruas do centro, a Assembléia Legislativa, a Catedral, a Praça XV de Novembro, o Gasômetro, umas partes discretas do porto, o comecinho da Lagoa dos Patos... São lugares bonitos lá. O prédio do Mercado Público é bem mais bonito que o daqui. E tem alguns monumentos legais lá (pichados, mas legais). A Catedral é muito bonita por fora. E meio normal por dentro, apesar de ter cara de Catedral mesmo, ao contrário da de Floripa. Mas eu sou mais a figueira! uhauhahuhauhaa

A despeito disso tudo, a cidade é feia, suja, morta, parada, sem graça... E fiquei muito alegre em saber que não sou só eu que achou isso. Ontem mesmo no aniversário da minha avó eu comentei com a minha família o que achei e todos concordaram com o que eu falei. Todos concordaram que é uma cidade sem sal. Bom, depois de visitar o centro e alguns pontos turísticos, pegamos alguns ônibus e chegamos no shopping Iguatemi. Lá comi pela primeira vez no Burger King (com aquele montão de refri que você pode tomar e com aqueles lanches parecidos com os do Mc). Até me dá sede lembrar disso tudo. Já o shopping em si não deu para andar muito porque tinhamos pouco tempo (ou melhor, tinhamos tempo, mas não queriamos arriscar, ficar mais e no fim acabar perdendo nosso ônibus de volta à Floripa). Mas de qualquer maneira é um shopping muito bonito, e vi muita coisa lá que me fez achar que valeu muito a pena ter ido a Porto Alegre, como se o próprio evento já não tivesse me dado essa sensação, claro.

Enfim, altos e baixos caracterizaram Porto Alegre. Mas definitivamente, e com o coração partido, digo que não é uma cidade que eu moraria. Mas é uma cidade que pretendo retornar e conhecer melhor, sim, assim é, pois é, ié! :)

Fotos ainda não tenho para postar porque não estão comigo e o correio simplesmente não está muito eficiente nos últimos dias. Prometo postar algumas nos próximos dias, mas para quem quiser uma foto da cidade, tem uma na Wikipedia. Coloquei um link pra ela no título do post. É só clicar lá. Bom, sobre eu, minha gripe continua (aliás, tossi várias vezes enquanto tava digitando esse texto). Espero que ela melhore logo. Apesar disso, to bem. Hoje tive um dia muito legal, no qual matei 40% das minhas aulas do dia, visitei um shopping novo, assisti filme... E o melhor, fiz tudo isso com amigos. :)

Mas, agora é hora de dormir. Tenham uma ótima noite. Posto falando do FISL 8.0 em breve.

Abraços!

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi!!!...eu tb achei isso de Porto Alegre, uma cidade sem sal né?
E acho que se fosse mais cuidada seria bem melhor.
Alex!! você esqueceu de colocar as instrucões do onibus, lembra??..."as janelas de emergencia ficam por ali", "se você quer deitar é so tirar do...(esqueci o nome =S )"
E bom, espero que aquilo das fotos funcione hoje para que possa postar elas, vi essa foto que tava no link e achei muito bonita!!!...nos teriamos tido a mesma vista se iamos naquele barco neh? porque acho que é foto tirada desde barquinho...jejeje...bom, a proxima vez será!
Sobre ontem, só tenho que agradecer você por ter me levado fora da minha casa (além de não almoçar no ru jajaja)...vc sabe quanto estou precisando disso agora e sei que você queria um pouco me poupar de algumas coisas...muito obrigada mesmo, sei que não estive como devia estar, mas é por tudo neh?, obrigada por aquele abraço tb.
E bom, aquele filme foi bom, mas achei que seria um pouco diferente, na verdade não sei porque se o Mr Bean sempre faz esse tipo de filmes....mas pelo que li naquele papelzinho achei...mas tudo bem, foi legal.
E o lanche na minha casa foi ótimo!!
Muito obrigada a você e a Jana tb!!!
Beijão!

Unknown disse...

Bom, vc já tinha me contado sobre lá, claro ahauhuha que bom que gostou, td bem que nenhum lugar eh perfeito, mas já valeu por ter conhecido outro lugar =)Fora a "feira" tbm neh...

Não tenho muito o que falar... soninho chegando
bjuuuu

Anônimo disse...

Aparnentemente a viagem foi produtiva (não note que comecei a comentar de trás para frente:P). Conheceu uma cidade nova, pôde assitir a diversas coisas e esteve em boa companhia. Ah, claro, e um bom diferencial: saiu da rotina (esta que acaba com qualquer um).

E sabe, ás vezes é melhor sair com uma sensação de lugar "almost ordinary" (de comum, não levem pro lado pejorativo de ordinário) do que de "terrific"...sabe, torna tudo mais tátil. Bah, maus pensamentos, maus pensamentos...

Cya